Notícias

Cátedra Ruth Cardoso na Columbia University abre nova chamada

Cátedra Ruth Cardoso na Columbia University abre nova chamada Programa concederá bolsa de um ou dois semestres acadêmicos para pesquisador brasileiro em Ciências Humanas e Sociais (foto: Columbia University)

A FAPESP anuncia a abertura de um novo processo de seleção de bolsista para a Cátedra Dra. Ruth Cardoso na Columbia University, em Nova York. O programa seleciona pesquisadores brasileiros das áreas de Ciências Humanas e Sociais para pesquisa nos Estados Unidos.

O programa honra a memória da professora Ruth Corrêa Leite Cardoso, ex-bolsista da Comissão Fulbright na Columbia University e personalidade de destacada atuação na cena acadêmica brasileira, em particular nas Ciências Humanas e Sociais.

A iniciativa é uma parceria da FAPESP, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil (Fulbright) com a Columbia University.

O programa prevê a concessão de uma bolsa, com duração de um ou dois semestres acadêmicos, durante o ano acadêmico de 2017/2018 na Columbia University.

A chamada prevê a concessão de uma bolsa por ano, no valor de US$ 5 mil mensais além de um auxílio instalação de US$ 2 mil. O pesquisador selecionado também tem direito a seguro-saúde, auxílio deslocamento ou passagem aérea de ida e volta em classe econômica promocional e moradia no campus da Columbia University, com acesso às instalações e serviços da universidade.

Dentre outros requisitos para inscrição, os candidatos devem ter concluído o doutorado até 31 de dezembro de 2007, possuir nacionalidade brasileira, não ter nacionalidade norte-americana e ser credenciados como docentes e orientadores em programa de pós-graduação reconhecido pela Capes.

Inscrições podem ser feitas no endereço: www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/catedras/programa-ruth-cardoso

O recebimento de candidaturas será aceito até o dia 16 de outubro de 2016.

O edital da chamada está disponível em: www.fapesp.br/10449.


Página atualizada em 06/09/2016 - Publicada em 06/09/2016