Jovens Pesquisadores

Formato para os Relatórios Científicos de progresso e final - Auxílio à Pesquisa Jovem Pesquisador

O Relatório Científico Final e cada um dos Relatórios Científicos de progresso devem conter os itens elencados a seguir, preferencialmente nessa ordem, de tal modo que os itens de 2 a 7 não ocupem mais de 28 páginas.

1) Formulário para Encaminhamento de Relatório Científico de Auxílios devidamente preenchido e assinado (apenas para processos apresentados em papel).

1.1) O formulário para encaminhamento do Relatório Científico, que deve ser assinado pelo Pesquisador Responsável, é documento obrigatório para Relatórios anuais, finais e reformulados apresentados em papel.

1.2) Para os processos SAGe, eventuais solicitações de alteração da concessão devem ser apresentadas via Solicitação de Mudança (SM), no sistema SAGe. A(s) SM(s) deve(m) ser submetida(s) simultaneamente ao Relatório Científico.

2) Folha de rosto (1 página) com:

2.1) Título do projeto;

2.2) Nome do Pesquisador Responsável;

2.3) Instituição Sede do projeto;

2.4) Equipe de pesquisa, incluindo nomes, qualificações e instituições de vínculo;

2.5) Número do Processo FAPESP;

2.6) Período de vigência do projeto;

2.7) Período coberto pelo Relatório Científico em questão;

2.8) Assinatura do Pesquisador Responsável (apenas para processos apresentados em papel).

3) Resumo do projeto proposto (até 2 páginas).

4) Indicadores de criação ou fortalecimento do centro emergente e de impacto deste na Instituição Sede ou indicadores de criação de nova linha de pesquisa na instituição, conforme for o caso (até 2 páginas).

5) Realizações no período, referenciadas à lista de publicações do item 10 (até 20 páginas).

6) Descrição e avaliação do apoio institucional recebido no período (1 página).

7) Plano de atividades para o próximo período (não se aplica ao Relatório Científico Final) (até 2 páginas).

Até o item 7 o Relatório deve conter no máximo 28 páginas – os itens a seguir não contam neste limite:

8) Descrever como o Plano de Gestão de Dados está sendo seguido e eventuais modificações. Quando do envio do relatório final, deverá incluir o link para uma página Web que descreva como acessar os dados disponibilizados pelo projeto, conforme descrito no Plano de Gestão de Dados aprovado.

8.1) Esse link pode ser informado desde o primeiro Relatório Científico, sendo obrigatório no envio do Relatório Científico Final.

9) Participação em evento científico. Quando utilizados recursos da Parcela para Custos de Infraestrutura Direta do Projeto e dos Benefícios Complementares, deverá incluir uma cópia de cada um dos trabalhos apresentados, com anotação pelo Pesquisador Responsável afirmando que “Este trabalho foi apresentado por [oralmente/em painéis] no evento científico [nome do evento] ocorrido de [data de início] a [data final] em [local].”

10) Lista das publicações resultantes do Auxílio no período a que se refere o Relatório Científico (inclusive as aceitas para publicação, informando em cada caso esta situação):

10.1) A lista poderá incluir:

a) Artigos em revistas científicas indexadas;

b) Artigos em revistas científicas não indexadas;

c) Trabalhos apresentados em conferências internacionais;

d) Trabalhos apresentados em conferências nacionais;

e) Patentes solicitadas ou obtidas;

f) Capítulos de livros publicados;

g) Livros publicados com membros da equipe como autor, organizador ou editor;

h) Dissertações defendidas;

i) Teses defendidas.

10.2) Em observância à “Política para Acesso Aberto às Publicações Resultantes de Auxílios e Bolsas FAPESP”, disponível em www.fapesp.br/12632, para as publicações de artigo ou de outros tipos de comunicação científica em periódicos internacionais listadas no item 10.1 e que tenham sido realizadas a partir 23 de março de 2019, deverá ser informado o link do repositório em que cada trabalho foi depositado.

11) Para as publicações listadas no item 10, inclua cópias das primeiras páginas.

11.1) Para Teses e Dissertações devem ser incluídas cópias das páginas de rosto contendo o título, resumo e as assinaturas da banca.

12) Lista dos trabalhos preparados ou submetidos (e ainda não aceitos, pois os aceitos devem estar listados no item 10) para publicação, acompanhada de cópias destes trabalhos.

13) Quando o beneficiário de Bolsa Jovem Pesquisador tiver obtido autorização para exercer atividades nos termos da Portaria PR nº 05/2012, o Relatório Científico deverá incluir uma seção que descreva estas atividades realizadas no período, com a indicação da respectiva carga horária.

13.1) Tratando-se de atividades remuneradas, deve ser anexada também a declaração da fonte pagadora que especifique a natureza dos serviços prestados, o número de horas semanais trabalhadas, o período da prestação dos serviços e a remuneração percebida, para fins de acompanhamento.

14) Caso tenha havido bolsas de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado Direto, Jornalismo Científico (JC), Aperfeiçoamento Pedagógico (EP) e de Treinamento Técnico concedidas como Item Orçamentário, enviar em um apêndice os Relatórios Sintéticos dos bolsistas, elaborados conforme instruções disponíveis respectivamente em www.fapesp.br/4729, www.fapesp.br/8685, www.fapesp.br/5315, www.fapesp.br/9826, www.fapesp.br/9827 e www.fapesp.br/4727.

15) Não serão aceitas Teses ou Dissertações como substitutos de Relatórios Científicos de Auxílio à Pesquisa.