Roteiro sugerido para formatação do Projeto de Pesquisa - Jovens Pesquisadores

O Projeto de Pesquisa deve demonstrar claramente os desafios científicos ou técnicos a serem superados pela pesquisa proposta, os meios e métodos para isso e a relevância dos resultados esperados para o avanço do conhecimento na área.

Formatação

Para facilitar a leitura pelos revisores o texto deve ser impresso com espaçamento 1.5 e tipo equivalente a Times New Roman 12 com margens de 3,5 cm à esquerda e 1,5 cm à direita. As figuras e tabelas, se houver, devem ter uma legenda explicativa e devem ser numeradas para serem referenciadas no texto.

Organização do projeto de pesquisa

a) Esta é apenas e tão somente uma recomendação – a aderência a ela não garante a aprovação do projeto.

b) Sugere-se fortemente a leitura do formulário para parecer de assessoria científica (www.fapesp.br/assessoria) o qual esclarece quais os pontos que serão analisados pela assessoria consultada pela FAPESP.

c) Recomenda-se que o projeto seja estruturado conforme descrito no quadro a seguir. Sugere-se usar os títulos listados em (1) a (7), abaixo, como títulos de seções.

d) Os itens de (1) a (7), abaixo, devem estar em no máximo 20 páginas, usando tipo de tamanho equivalente a Times New Roman 12 e espaçamento 1.5.

Roteiro sugerido para formatação do Projeto de Pesquisa  

Programa Jovem Pesquisador em Centro Emergente

0) Folhas de rosto (duas, sendo uma em português e outra em inglês) contendo título do projeto de pesquisa proposto, nome do Pesquisador Responsável, Instituição Sede e resumo de 20 linhas.

1) Enunciado do problema: Qual será o problema tratado pelo projeto e qual sua importância? Qual será a contribuição para a área se bem sucedido? Cite trabalhos relevantes na área, conforme necessário.

2) Resultados esperados: O que será criado ou produzido como resultado o projeto proposto? Como os resultados serão disseminados?

3) Desafios científicos e tecnológicos e os meios e métodos para superá-los: explicite os desafios científicos e tecnológicos que o projeto se propõe a superar para atingir os objetivos. Descreva com que meios e métodos estes desafios poderão ser vencidos. Cite referências que ajudem os assessores que analisarão a proposta a entenderem que os desafios mencionados não foram ainda vencidos (ou ainda não foram vencidos de forma adequada) e que poderão ser vencidos com os métodos e meios da proposta em análise.

4) Cronograma: Quando o projeto será completado? Quais os eventos marcantes que poderão ser usados para medir o progresso do projeto e quando estará completo? Caso o projeto proposto seja parte de outro projeto maior já em andamento, estime os prazos somente para o projeto proposto.

5) Disseminação e avaliação: Como os resultados do projeto deverão ser avaliados e como serão disseminados?

6) Outros apoios: Demonstre outros apoios ao projeto, se houver, em forma de fundos, bens ou serviços, mas sem incluir itens como uso de instalações da instituição que já estão disponíveis. Note que os autores das propostas selecionadas deverão apresentar carta oficial assinada pelo dirigente da instituição, comprometendo os recursos e bens adicionais descritos na proposta.

7) Bibliografia: liste as referências bibliográficas citadas nas seções anteriores.

8) Planilhas de orçamento: planilhas disponíveis em www.fapesp.br/formularios/planilhas. Uma vez preenchidas, farão parte do Projeto de Pesquisa, como item 8), mesmo que a submissão seja pelo sistema SAGe. Em qualquer caso as planilhas deverão compor, com o “Projeto de Pesquisa”, um único documento.

9.a) Planilha do Orçamento Consolidado, por rubrica e por fonte (FAPESP e outras fontes como universidade, institutos, outras agências)

9.b) Planilhas para itens a serem financiados pela FAPESP:

i) Planilha para itens da rubrica Material Permanente Nacional

ii) Planilha para itens da rubrica Material Permanente Importado

iii) Planilha para itens da rubrica Material de Consumo Nacional

iv) Planilha para itens da rubrica Material de Consumo Importado

v) Planilha para itens da rubrica Serviços de Terceiros no País

vi) Planilha para itens da rubrica Serviço de Terceiros no Exterior

vii) Planilha para itens da rubrica Transporte

viii) Planilha para itens da rubrica Diárias

9.c) Cronograma físico-financeiro anual dos recursos solicitados à FAPESP

i) Cronograma de execução do projeto.