Notícias

FAPESP e IBM apoiarão projetos de pesquisa em Computação Cognitiva

FAPESP e IBM apoiarão projetos de pesquisa em Computação Cognitiva Propostas podem abordar sistemas computacionais capazes de processar diferentes tipos de dados e de tirar conclusões lógicas (imagem: IBM)

A FAPESP e a IBM apoiarão projetos de pesquisa elaborados por pesquisadores ​​de instituições de ensino superior ou de institutos de pesquisa, do Estado de São Paulo, visando ao desenvolvimento de pesquisas inovadoras na área de Computação Cognitiva no âmbito do Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE).

O foco principal da chamada, a ser lançada em meados de julho de 2016, será a Computação Cognitiva, ou seja, sistemas computacionais capazes de processar e integrar diferentes tipos de dados, aprender em grande escala, tirar conclusões lógicas com propósito e interagir com seres humanos de forma natural. As propostas, de até R$ 200.000,00 e até 2 anos, deverão estar relacionadas aos seguintes tópicos:

1) Teoria da inteligência artificial e suas aplicações para computação cognitiva.
2) Processamento de linguagem natural, compreensão e geração, incluindo texto e fala.
3) Representação do conhecimento, grafos de conhecimento e ontologias.
4) Planejamento e raciocínio de bom senso.
5) Raciocínio probabilístico, aprendizado de máquina e redes neurais.
6) Processamento de imagens e visão computacional.
7) Robótica incorporando cognição.
8) Design de interação e avaliação de sistemas de computação cognitiva.
9) Computação afetiva e tecnologias persuasivas.
10) Análise visual e compreensão visual.
11) Aceleradores de hardware e software para computação cognitiva.
12) Big data analytics, incluindo aceleração de hardware e software.
13) Plataformas de software e middleware para computação cognitiva.
14) Tópicos relacionados em inteligência artificial e análise de dados avançados.

FAPESP e IBM esperam receber propostas redigidas em inglês que indiquem claramente os desafios de pesquisa e as oportunidades a serem abordadas, assim como o impacto potencial, se a pesquisa for bem sucedida. A abordagem de metas quantificáveis e o fornecimento de marcos que reflitam o progresso em direção a eles são elementos da proposta.

É desejável que software resultante do projeto, se houver, seja amplamente distribuído como software livre, quando possível sob a Licença Apache 2.0 (www.apache.org/licenses/LICENSE-2.0), e que os dados resultantes sejam disponibilizados para acesso aberto. Os pesquisadores deverão levar em conta as medidas especiais para lidar com dados sensíveis, por exemplo, para acomodar as restrições legais ou éticas sobre o acesso a esses dados, provisões para privacidade, segurança e outros, quando aplicável.

Detalhes sobre a submissão das propostas, tais como formulários, cronograma, critérios de avaliação e requisitos de contratação, serão amplamente divulgados em meados de julho no site da FAPESP.


Página atualizada em 13/06/2016 - Publicada em 13/06/2016