Convênio FAPESP-BRITISH COUNCIL (Reino Unido)



Acordo de Cooperação FAPESP / British Council


1. Informações Gerais

A Fundação do Amparo à Pesquisa do Estado de S. Paulo (FAPESP) e o British Council (BC) mantêm aberto o Programa de Cooperação Conjunta com o objetivo de promover ações entre os dois países que incentivem o desenvolvimento científico e tecnológico, a transferência de informação em ciência e tecnologia entre universidades e institutos de pesquisa, divulgação e incorporação de ciência e tecnologia no setor industrial e o fortalecimento de seu desenvolvimento.

O programa apóia a ida de jovens mestrandos e doutorandos brasileiros ao Reino Unido e a vinda de jovens e promissores cientistas britânicos, tanto em termos acadêmicos quanto de pesquisa. Visamos com isto encorajar a formação de parcerias que possam levar ao desenvolvimento de conexões duradouras entre as instituições envolvidas e entre os dois países. O limite de idade para este programa é de 35 anos.

O cientista que receber apoio do British Council para trazer um colega britânico em sua instituição, sendo bolsista da Fapesp e mediante anuência de seu orientador, poderá candidatar-se a um aditivo — conforme Cláusula Quinta do Acordo — para visitar a instituição do colega no Reino Unido. As áreas prioritárias para este programa são: aeroespacial, agrobiologia, biodiversidade, bioética e regulação, bioinformática, biotecnologia, ciências biomédicas, informação e tecnologia da comunicação, inovação e nanotecnologia.

Textos do Acordo

2. Apresentação das Propostas ao BC para receber um pesquisador Britânico

As propostas dos pesquisadores brasileiros para receberem um pesquisador britânico devem ser apresentadas ao BC, em qualquer época, conforme orientação disponível no endereço http://www.britishcouncil.org/br/brasil-science-exchange-collaboration-fapesp.htm

3. Seleção dos Bolsistas FAPESP para visitarem a Instituição Britânica

Os bolsistas FAPESP que receberam apoio do BC para trazer um colega britânico para sua instituição, poderão se candidatar a um aditivo para visitar a instituição do colega no Reino Unido. As solicitações serão selecionadas em fluxo contínuo pelas respectivas coordenações de área da FAPESP.

4. Envio de candidaturas e solicitação de informação

As solicitações de aditivo para a ida de cientistas brasileiros ao Reino Unido deverão ser encaminhadas à FAPESP, sediada na Rua Pio XI, 1500, Bairro Alto da Lapa, CEP 05468-901 – São Paulo/SP, acompanhadas da declaração de anuência do orientador e da carta de concessão do British Council, através de ofício encaminhado à Diretoria Científica. Na solicitação deverá ser mencionada a Parceria British Council – FAPESP.