English version

Jayme A. Souza-Neto

Jayme A. Souza-Neto

Programa FAPESP de Pesquisa sobre o vírus Zika

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF, 2002) e doutor em Genética pelo Instituto de Biociências de Botucatu (IBB/Unesp, 2006). Concluiu seu pós-doutorado pela Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health (2011) na área de genômica funcional da interação vetor-patógeno.

É Professor Assistente do Departamento de Bioprocessos e Biotecnologia e coordena o Laboratório de Genômica Funcional & Microbiologia de Vetores (Vectomics) do Instituto de Biotecnologia, ambos na Unesp de Botucatu. Possui vínculo com a Keele University e Imperial College London como Visiting Lecturer e Visiting Researcher, respectivamente.

Atua no estudo da interação vetor-patógeno visando a identificação de genes e bactérias para o bloqueio da transmissão de patógenos humanos. Coordena atividades de pesquisa junto a grupos do Reino Unido no âmbito dos acordos de cooperação FAPESP-Keele e FAPESP-Imperial College. Seus trabalhos foram publicados em relevantes periódicos científicos como Nature, Science, PNAS e jornais PLoS.

É Young Leader (STS fórum 2014) e Jovem Pesquisador da FAPESP desde 2013, atuando ativamente em comitês científicos de agências de fomento nacionais e britânicas (FAPESP, Confap, MRC-UK, Newton Fund). É membro da Rede Zika do Estado de São Paulo e coordenador da Rede Arboviroses da Unesp.