English version

Flavio Grynszpan

Flavio Grynszpan

Coordenação de Área - Pesquisa para Inovação - PPI 2: mentoria e acompanhamento de projetos PIPE

Graduou-se em Engenharia Eletrônica pela UFRJ (1966), tendo concluído mestrado em Engenharia Eletrica pela Coppe/UFRJ (1967) e doutorado em Biomedical Engineering pela University of Pennsylvania, Estados Unidos (1971).

Foi coordenador do Programa de Engenharia Biomédica da Coppe/UFRJ e professor titular da Coppe/UFRJ (1975). Coordenou a Coppetec, departamento responsável pelos projetos da universidade para indústria e governo, por dez anos e dirigiu o Núcleo de Inovação Tecnológica da UFRJ, que comercializava os resultados da pesquisa da Coppe, até 1987, quando criou o Parque Tecnológico do Rio de Janeiro, em Jacarepaguá. Tornou-se Presidente da Riotec, uma empresa que gerenciava as atividades do Parque Tecnológico. Tornou-se vice-presidente da IASP- Associação Internacional de Parques Tecnológicos (1986 a 1988).

Foi fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica (1971 a 1976), membro do Conselho Técnico-Cientifico da Capes (1975) e membro do Conselho Deliberativo do CNPq (1998 a 2002).

A partir de 1989, tornou-se presidente da Motorola do Brasil, onde ficou por dez anos e foi responsável pela implantação das fábricas de telefone celular, rádio e pagers em Jaguariuna, São Paulo.

Foi vice-presidente da Abinee – Associação Brasileira da Indústria Eletrica e Eletronica até 2001, membro do Conselho de Administração da Fundação Instituto de Administração – FIA ( 2000-2006) a diretor da Anpei de 2001 a 2008.

É professor visitante do MBA da Fundação Instituto de Administração, diretor do Departamento de Tecnologia do CIESP-Centro das Indústrias de São Paulo e membro do CONIC- Conselho de Inovação e Competitividade da FIESP – Federação das Indústrias de São Paulo.

Atualmente trabalha como consultor de empresas, especializado em inovação, comercialização de resultados de pesquisa e empreendedorismo, no Brasil e no mercado internacional. É consultor da University of Virginia.