Notícias

PAPI tem novas chamadas

PAPI tem novas chamadas Programa de Apoio à Propriedade Intelectual seleciona propostas nas modalidades Capacitação e Institucional (foto: L.Negro/FAPESP)

A FAPESP anuncia a abertura de novas chamadas de propostas para o Programa de Apoio à Propriedade Intelectual (PAPI), nas modalidades Capacitação e Institucional.

A modalidade Capacitação apoia o aprimoramento dos conhecimentos técnico-científicos dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) das instituições de ensino superior e pesquisa do Estado de São Paulo.

O apoio se dá por meio do financiamento de estudos e intercâmbio em instituições estrangeiras de notório reconhecimento nas atividades de transferência de tecnologia (fase 1). Após a finalização bem sucedida da fase 1, poderão ser submetidos projetos de pesquisa nas áreas de gestão, valoração e transferência de tecnologias (fase 2).

A instituição sede deverá se comprometer com o afastamento remunerado dos membros da equipe que farão as visitas ou estágios em instituição no exterior.

As propostas serão recebidas na FAPESP até 15 de abril de 2016. A chamada está disponível em: www.fapesp.br/10000.

Na modalidade Institucional, instituições de ensino superior e pesquisa do Estado de São Paulo são apoiadas por meio do apoio ao registro e licenciamento de propriedade intelectual criada a partir dos resultados de pesquisas financiadas pela FAPESP.

O orçamento total apresentado à FAPESP poderá ser de até 50% do valor despendido nos dois anos anteriores com recursos próprios do NIT para a gestão da propriedade intelectual resultante de projetos de pesquisa financiados pela FAPESP.

A estimativa de contrapartida poderá incluir desembolsos para o pagamento de taxas, honorários para a prestação de serviços especializados para a redação do relatório descritivo do pedido de patente ou para o licenciamento das tecnologias e horas da equipe do NIT dedicadas à gestão e licenciamento da propriedade intelectual resultante de pesquisas financiadas pela FAPESP.

A apresentação das propostas pode ser feita até 15 de abril de 2016.

A chamada está disponível em: www.fapesp.br/10001.
 


Página atualizada em 01/02/2016 - Publicada em 01/02/2016